Terapia Ocupacional

Os Terapeutas ocupacionais atuam em diversas áreas de intervenção com pessoas de todas as idades, cujo objetivo prende-se sempre com a promoção da funcionalidade, autonomia e independência de modo a melhorar a qualidade de vida, bem-estar e participação.

A Terapia Ocupacional atua na Pediatria abrangendo diversas problemáticas nos componentes cognitivos, sensório-motores, psicológicos e psicossociais, nas crianças que apresentam dificuldades nas diferentes áreas de desempenho (atividades da vida diária, produtivas e de lazer), considerando os seus diferentes domínios de uma forma holística e numa perspetiva de integração familiar, educativa e social.

Dá assim ênfase ao desenvolvimento das competências que permitem à criança brincar, aprender, comunicar e relacionar-se com os outros de uma maneira eficaz, cuidar de si mesmo e aprender, utilizando, se necessário, dispositivos e estratégias adequadas às suas necessidades.

O Terapeuta Ocupacional é um técnico superior da área da saúde que atua na prevenção, avaliação e tratamento de problemas de desempenho ocupacional, habilitando a pessoa em risco de ou com disfunção ocupacional, para a realização das ocupações do dia-a-dia.

Estas ocupações consistem no conjunto de atividades que a pessoa necessita de realizar e/ou considera importantes para dar sentido e significado à sua vida.