Arte-Terapia / Psicoterapia

A Arte-Terapia/Psicoterapia destaca-se como um método de tratamento psíquico que utiliza mediadores artísticos no contexto de um processo terapêutico específico. Isto resulta numa relação terapêutica própria baseada na interação entre o sujeito (criador), o trabalho artístico (criação) e o/a arte-terapeuta/psicoterapeuta.

A musicalidade interna, a capacidade de se mover, de dançar, de pintar, de modelar e outros atos criativos, são comuns a todos nós. A criatividade é universal pertencendo ao fenómeno humano e não só a alguns seres talentosos. De um ponto de vista lato poder-se-á falar de Artes-Terapias, considerando-as intervenções psicoterapêuticas que recorrem a mediadores artísticos: Pintura, Desenho, Modelagem, Escultura, Colagens, Drama e Jogos Dramáticos, Marionetas, Jogo de Areia, Expressão Corporal, Música, Canto, Poesia, Escrita Livre Criativa e Contos.

A Arte-Psicoterapia é um método de tratamento psíquico indicado para todas as perturbações do foro mental, e também para situações de cariz psicossomático. Além disso, é altamente eficaz no desenvolvimento pessoal criativo. É adequado a todas as populações: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Torna-se particularmente adaptável ao tratamento de crianças. Não existem contra-indicações, dado ser uma técnica terapêutica flexível e com aplicações próprias mediante a problemática específica de cada pessoa. Destina-se às várias faixas etárias e às diferentes fases da vida.

Na Pediatricamente estão disponíveis:

  • Sessões individuais e acompanhamento psicoterapêutico em arte-terapia/psicoterapia
  • Sessões de grupo:
    • Adolescentes
    • Grupo de suporte emocional na Gravidez
    • Grupo de suporte emocional no Pós-parto