Pediatria

Saúde Infantil durante a Pandemia Covid-19: Vigilância e Vacinação

28 Janeiro, 2021 Sem Comentários

A História fala-nos de muitas pandemias, de muitas doenças, prevenidas ou erradicadas pelas vacinas. Não esqueçamos que as outras doenças também matam… e moem!…

 

Por este motivo a Vigilância de Saúde Infantil e a Vacinação devem ser, mais do que nunca, reforçadas.

As consultas de vigilância em idades-chave devem ser mantidas, pois muitas vezes é nestas “visitas” que nós, Pediatras, diagnosticamos precocemente algumas patologias, sejam do foro do desenvolvimento ou de outro, por forma a intervir atempadamente.

Nestas consultas, previamente agendadas e preparadas, serão asseguradas todas as normas de segurança, para que a vinda ao médico seja vivida com tranquilidade.

Razões importantes para trazer as crianças ao Pediatra durante a pandemia Covid-19:

– Consultas de vigilância de saúde do recém-nascido

– Rastreios em idades-chave: oftalmológico, auditivo, pressão arterial, …

– Monitorização do crescimento e sinais vitais

– Rastreios laboratoriais (dislipidemia, anemia, …)

– Tratamento de infeções

– Saúde do adolescente

Os serviços de urgência hospitalares são locais idealmente reservados (e na atualidade ainda mais…) para o tratamento de doença grave. Por isso, os Pediatras têm todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas e orientar questões de saúde que se coloquem, fazendo uma triagem da gravidade e respetiva orientação.

 

Da mesma forma, a ida ao Centro de Saúde para cumprimento do Programa Nacional de Vacinação (PNV) e das vacinas extra-PNV deve ser mantido mesmo durante os tempos de pandemia.

As outras doenças continuam a existir e está na nossa mão mantermo-nos atentos e vigilantes.