Aleitamento MaternoPediatria

O Pai e a Amamentação

23 Março, 2021 Março 26th, 2021 Sem Comentários

Amamentar durante meses é uma tarefa exigente emocionalmente e fisicamente para a mulher.

Se o pai do bebé concorda com essa intenção e partilha as tarefas diárias, permite que a mãe tenha mais tempo para dedicar ao seu bebé e à amamentação, com maior hipótese de concretizar com sucesso a sua intenção.

O pai tem um papel fundamental na proteção da díade mãe-filho. No pós-parto, a mãe está num período emocionalmente sensível, cansada. Necessita de tempo para se recompor e habituar-se às novas rotinas, necessita que olhem para ela e a cuidem.

Em relação ao bebé a sua nutrição vai muito além da amamentação, ele nutre-se de carinho, de afeto, de colo, precisa de ser acalmado quando chora, necessita que olhem nos seus olhos e lhe respondam.

O pai, ao cuidar do bebé estabelece um vínculo afetivo fundamental para o seu bem-estar.

Se o pai participa nas consultas de amamentação pode por exemplo, ajudar a posicionar a mãe e o bebé para facilitar amamentação, de acordo com as sugestões dadas.

Testemunho de um pai: “O nascimento do primeiro filho fez nascer em mim um pai, tomei consciência da importância da amamentação para o bem-estar do bebé da mãe e por sua vez de toda a família. Na segunda filha tivemos ajuda especializada na amamentação, Consultora de Lactação IBCLC, o que fez toda a diferença!”