Para o seu tesouro, tudo de melhor!

O “pacote” Primeiro Ano de Vida foi criado a pensar nas famílias, no desafio emocional, pessoal e económico que é ter um filho. Com a sua chegada, uma sucessão de mudanças e de adaptações, com as dúvidas naturais e inerentes à parentalidade.

E é por isso que aqui estamos, para dar segurança e tranquilidade aos pais e para que essas se reflitam no crescimento saudável e feliz dos vossos pequeninos grandes tesouros.

Inclui:

Consulta Pré-Natal
2 Consultas de apoio ao Aleitamento Materno
Todas as consultas de Vigilância de saúde do primeiro ano de vida (2 semanas, 1 mês, 2 meses, 4 meses, 6meses, 9 meses, 12 meses)
3 Consultas Urgentes de Pediatria (para as necessidades do dia-a-dia)
Esclarecimento de dúvidas
Workshops sobre principais temas de interesse (alimentação, sono, segurança…)
Contacte-nos para mais informações

Consulta Sobre Rodas!

Em tempos de Pandemia cresceu a consciência do valor da liberdade…

… E nada melhor do que uma bicicleta que se aventura a descobrir novos caminhos, em ambiente não rodoviário e com a máxima segurança, realizando intervenção no exterior, despertando os sentidos e usufruindo dos benefícios do ar livre sobre a Saúde Mental dos nossos utentes mais pequeninos!

Venha descobrir!

Contacte-nos para mais informações

DESCONTOS PROMOCIONAIS durante TODO O ANO DE 2020!

Para fazer face aos desafios causados pela pandemia COVID-19.

Saber mais

Atendimento por marcação:

 Sala de Espera Não Partilhada

A Pediatricamente oferece a todos os seus utentes a possibilidade de

  • Atendimento presencial
  • Sala de espera não partilhada (mediante marcação)

de modo a minimizar o risco de transmissão e contágio pelo novo coronavírus (SARS-CoV2)

Consulta Urgente

Atendimento remoto por Vídeoconsulta

Face à atual circunstância de propagação e risco de contágio pelo novo coronavírus SARS-Cov-2, a Pediatricamente reforçou a possibilidade de atendimento não presencial, de modo a assegurar o acompanhamento dos seus utentes, salvaguardando a segurança de todos.

Serviços que já se encontram disponíveis em atendimento por teleconsulta:

  • Consulta Urgente de Pediatria – Videoconsulta
  • Consulta Urgente de Pedopsiquiatria – Videoconsulta
  • Consulta de Triagem e Orientação Clínica de Pedopsiquiatria – Videoconsulta

O Saber não ocupa lugar…

Cólica Infantil: Não vamos desesperar?

A cólica do lactente é uma situação frequente (1 em cada 10 bebés) e auto-limitada, com implicações importantes na vida familiar, sobretudo em pais de “primeira viagem”, levando a uma carga adicional de stress e ansiedade nos primeiros tempos de vida.

Define-se como um choro inconsolável do bebé durante cerca de 3 horas por dia (mesmo que não contínuas), 3 ou mais dias por semana (critérios de Roma IV).

Ocorre habitualmente entre a 3ª semana e o 3º mês de vida, podendo estender-se desde o nascimento até aos 4-5 meses. O bebé chora intermitentemente, mostra desconforto, encolhe-se, mostra que tem dor, sobretudo ao final do dia.

 

O que é?

Existem várias teorias para explicar a existência da cólica. Tradicionalmente aponta-se como uma causa gastrointestinal/abdominal, no entanto cada vez mais se percebe que a cólica é essencialmente uma questão comportamental, de hipersensibilidade à dor, aliada a um sistema digestivo imaturo, ou seja, uma exacerbação do normal comportamento do lactente.

Algumas teorias apontam para que a cólica do lactente seja a manifestação mais precoce de um perfil de sensibilidade aumentada, que se poderá manifestar em dores de crescimento ou até em enxaqueca infantil, alguns anos mais tarde.

 

O que fazer?

Antes de mais, o Pediatra deverá excluir uma causa orgânica (doença) para a cólica. Estando esta excluída, o tratamento da cólica pode assentar em terapêutica farmacológica (probióticos) e terapêutica não farmacológica, que inclui:

– Aconselhamento em aleitamento materno
– Evicção de produtos lácteos e cafeína
– Coaching parental
– Técnicas comportamentais:
– redução dos estímulos ambientais
– envolvimento do bebé (swaddling)
– embalo, música
– ruídos “brancos”
– sucção
– massagem infantil

E por fim…
– A certeza de que “vai passar”!

 

Conte connosco para seus parceiros nesta viagem!

Saúde Infantil durante a Pandemia Covid-19: Vigilância e Vacinação

A História fala-nos de muitas pandemias, de muitas doenças, prevenidas ou erradicadas pelas vacinas. Não esqueçamos que as outras doenças também matam… e moem!…

Por este motivo a Vigilância de Saúde Infantil e a Vacinação devem ser, mais do que nunca, reforçadas.

As consultas de vigilância em idades-chave devem ser mantidas, pois muitas vezes é nestas “visitas” que nós, Pediatras, diagnosticamos precocemente algumas patologias, sejam do foro do desenvolvimento ou de outro, por forma a intervir atempadamente.

Nestas consultas, previamente agendadas e preparadas, serão asseguradas todas as normas de segurança, para que a vinda ao médico seja vivida com tranquilidade.

Razões importantes para trazer as crianças ao Pediatra durante a pandemia Covid-19:

– Consultas de vigilância de saúde do recém-nascido

– Rastreios em idades-chave: oftalmológico, auditivo, pressão arterial, …

– Monitorização do crescimento e sinais vitais

– Rastreios laboratoriais (dislipidemia, anemia, …)

– Tratamento de infeções

– Saúde do adolescente

Os serviços de urgência hospitalares são locais idealmente reservados (e na atualidade ainda mais…) para o tratamento de doença grave. Por isso, os Pediatras têm todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas e orientar questões de saúde que se coloquem, fazendo uma triagem da gravidade e respetiva orientação.

 

Da mesma forma, a ida ao Centro de Saúde para cumprimento do Programa Nacional de Vacinação (PNV) e das vacinas extra-PNV deve ser mantido mesmo durante os tempos de pandemia.

As outras doenças continuam a existir e está na nossa mão mantermo-nos atentos e vigilantes.