O sono é uma função básica e essencial para um saudável desenvolvimento físico, mental e social. Na criança, para além ser importante em funções endócrinas como a produção de hormona do crescimento, tem também um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso central e, consequentemente, na aprendizagem.
É essencial garantir um conjunto de medidas de higiene do sono, tais como:
– horários de sono regulares (na hora de deitar e levantar e semelhante em dias de semana e fim-de-semana) e adequados à idade da criança, respeitando a variabilidade individual;
– rotina de ir para a cama consistente, de curta duração e com atividades calmas e agradáveis como banho, leitura ou música calma;
– ambiente no quarto sossegado, escuro, com temperatura amena, e sem televisão, computador ou telemóvel;
– evitar bebidas estimulantes (coca-cola, chá e café), refeições pesadas ou exercício físico antes de dormir;
– sestas adaptadas à idade e ao desenvolvimento da criança, evitando sestas muito prolongadas, frequentes e tardias.
O número de horas de sono deverá ser respeitado de acordo com a idade e particularidades da criança. Assim, a cada 24 horas:
Recém-nascido: 15-18 horas, em períodos curtos de 1-2 horas.
1-4 meses: 14-16 horas, com períodos mais prolongados de até 4-5 horas. A partir das 6 semanas padrões mais regulares e maior definição do ciclo noite/dia.
4-12 meses: 12 a 16 horas, incluindo sestas
1-2 anos: 11 a 14 horas, incluindo sestas
3 a 5 anos: 10 a 13 horas, incluindo sestas
6 a 12 anos: 9 a 12 horas
13 a 18 anos: 8 a 10 horas
Não vamos dormir sobre o assunto… um sono de qualidade e quantidade adequadas, é essencial para a vida e saúde física e mental das nossas crianças!