Aleitamento MaternoPediatria

Estou Grávida – Quero Amamentar?

23 Março, 2021 Março 26th, 2021 Sem Comentários
Muitas mulheres, mesmo antes de engravidar já desejam vir a amamentar os seus bebés. Outras, porém, pensam que será melhor não amamentar, mesmo que não apresentem impedimento de saúde.
A conversa atenta com as futuras mães, o fornecimento de informação correta sobre os benefícios para a saúde da mulher que amamenta (e não apenas para o bebé), o esclarecimento tranquilo das suas dúvidas e mitos, são momentos chave que podem levar as (futuras) mães repensar a sua opção e vir a amamentar os seus recém-nascidos com sucesso. 
 
“O que devo fazer para me preparar?”
Não existe uma preparação específica da mama e mamilo que tenha evidência científica no sentido de garantir uma produção de leite adequada, prevenção de fissuras ou de outras complicações.
A manipulação do mamilo durante a gravidez não previne desafios futuros e pode provocar um parto prematuro. A aplicação de cremes na aréola e mamilo, sem razão clínica evidente, podem impedir a hidratação natural do mamilo e aréola.
 
Se engravidou e ainda está a amamentar o seu filho, saiba que pode continuar a amamentar durante a gestação sem complicações obstétricas. O seu leite vai sofrer transformações para se adequar ao bebé que vai nascer, e o filho mais velho pode ou não desmamar, e se desejar amamentar em simultâneo os dois.
 
Apesar de poderem colocar desafios para algumas díades (mãe-bebé), as mães com mamilos rasos e os mamilos invertidos beneficiam de ter apoio precoce na amamentação para facilitar o início da lactação.
 
Se tem dúvidas sobre como alimentar o seu futuro bebé, amamentar ou não amamentar, se com o seu filho anterior teve uma experiência de lactação com desafios, se tem mamilo plano ou invertido, podemos ajudá-la numa consulta de lactação antes do parto.