Pedopsiquiatria

A Pedopsiquiatria é a Especialidade Médica que se dedica ao estudo das doenças que interferem com as funções mentais superiores, como o pensamento, a vivência e integração das emoções e as acções ou comportamento.

A forma de apresentação das doenças mentais é abrangente, muitas vezes indistinta e outras tantas subtil.

O Pedopsiquiatra recolhe informações sobre sinais e sintomas, elementos biológicos constitucionais, padrões de organização do funcionamento psíquico e modelos de interacção relacional os quais, em conjunto, permitam realizar o diagnóstico diferencial entre processos normais – próprios de cada etapa maturativa – e condições clínicas (doenças ou perturbações) que interfiram no desenvolvimento intelectual e afectivo de cada criança ou jovem, recomendando, quando necessário, uma intervenção terapêutica diferenciada e atempada.

Consulta de Triagem e Orientação Clínica

A consulta de Triagem e Orientação Clínica é uma modalidade de atendimento de fácil acesso e menos exaustiva, realizada por médico pedopsiquiatra, que se destina a melhor perceber a forma de apresentação e gravidade de cada caso clínico, ajudando os utentes a decidir se deverão procurar cuidados de saúde diferenciados e, em caso afirmativo, qual a especialidade (i.e.Pedopsiquiatria, Psicologia ou Terapias) que deverá ser chamada a intervir.

Perante o estigma por vezes ainda presente na sociedade no que se refere ao bem-estar emocional e mental, este serviço pretende alargar o acesso à informação sobre saúde mental infantil e juvenil, minimizar a carga afectiva inerente às situações clínicas por natureza delicadas e, ao mesmo tempo, agilizar o acesso a cuidados médicos diferenciados, quando estes forem considerados necessários.

Consulta de Pedopsiquiatria

A Intervenção Terapêutica recorre a:

1. Entrevistas aprofundadas com a criança ou jovem e os seus cuidadores.
  2. Ao estabelecimento de uma nova relação terapêutica com a criança ou jovem, que o ajude a decifrar as constantes ponderações entre a vida interior (psíquica) e a vida exterior (realidade).
  3. Terapêutica medicamentosa psicofarmacológica que permita minimizar a sintomatologia gerada pelos processos de doença e o prejuízo que por vezes acarreta a curto e médio prazo no desejável desenvolvimento intelectual e afectivo.
  4. Organização de intervenções terapêuticas multidisciplinares, realizadas por profissionais especializados em áreas distintas de conhecimento como a Psicologia, a Terapia ocupacional, a Terapia da Fala e a Psicomotricidade.

Acompanhamento Psicoterapêutico

O Acompanhamento Psicoterapêutico consiste numa intervenção terapêutica estruturada, mediada pela palavra, designada por Psicoterapia.

Existem várias modalidades de psicoterapias, em função do modelo teórico subjacente que as sustenta, como sejam a Terapia Familiar, a Terapia Cognitivo-Comportamental ou a Terapia Psicodinâmica psicanalítica, entre outras, para as quais estão definidos os respectivos objectivos e metodologia.

A Pediatricamente disponibiliza aos seus utentes a realização de acompanhamentos psicoterapêuticos, através de parcerias com técnicos diferenciados na respectiva área de intervenção.

Consulta Urgente

A consulta urgente de Pedopsiquiatria destina-se a realizar uma avaliação e intervenção em crise perante um episódio de doença aguda de novo ou de agravamento da condição clínica subjacente, previamente identificada.

Pela sua natureza súbita e por vezes inesperada, os momentos de alteração comportamental, de mal-estar emocional ou de angústia psíquica – nem sempre circunscritos ou autolimitados – poderão gerar alteração marcada no funcionamento individual e da rede de cuidadores.

Está disponível para todos os utentes, mediante marcação prévia.

Atendimento por teleconsulta

Realizar marcação